poppers
-
Diversas substâncias voláteis, presentes por exemplo em produtos domésticos, como em sprays desodorizantes, podem ser usadas como drogas de abuso.
-
O uso destas substâncias como drogas de abuso é defenida como a inalação deliberada de compostos voláteis para produzir efeitos psicoativos.
-
As substâncias voláteis são geralmente referidas como inalantes, sendo este um termo que engloba um grupo diverso de substâncias químicas psicoativas, que são definidas pela sua via de administração e não pelo seu mecanismo de ação no SNC ou efeitos psicoativos.
-
Estes compostos, que são seguros quando utilizados nos seus efeitos pretendidos, podem causar intoxicação e em alguns casos morte quando os seus vapores são deliberadamente concentrados e inalados.
-
Existe um subgrupo específico destas substâncias voláteis o qual é utilizado nos denominados Poppers. [1]
Como são comercializados?
-
Os poppers são comercializados em pequenos frascos de vidro e tipicamente apresentam nomes sugestivos com Ram, Thrust, Rush, Rock Hard ou Pure Gold. O seu cheiro é característico – “doce e viciante”.
-
Os Poppers são vendidos em clubs noturnos e também estão disponíveis para venda online.
-
Em alguns países, como é o caso de Portugal, estes encontram-se disponíveis em “sex shops”, sendo comercializados com o intuito de serem utilizados durante o ato sexual, como aromatizantes do quarto, visto proporcionarem efeitos afrodisíacos. No entanto também são procurados por muitos consumidores que os utilizam deliberadamente como drogas de abuso. [1]
-
O termo “Poppers” originalmente refere-se ao uso recreacional de líquidos voláteis, os Amil nitritos, como butil nitritos, isopropil nitritos e isobutil nitritos.
Composição
Fig 1. Estrutura química do amil-nitrito.
Tabela 1: Compostos Presentes nos Poppers. [1]